A RIBACVDANA organizou no Bizarril, enquadrado no Dia Europeu da Cooperação e nas Jornadas Europeias do Património, o evento Património De Tod@s-Encontro Transfronteiriço de Património e Poesia, que decorreu nos dias 25 e 26 de Setembro de 2020.
Cartaz do Encontro Transfronteiriço no Bizarril - Double-click para aceder a programa detalhado
O objectivo deste Encontro Transfronteiriço, organizado pela RIBACVDANA - Associação de Fronteira para o Desenvolvimento Comunitário, foi o de congregar pessoas e colectivos associativos do território de Figueira de Castelo Rodrigo, da Região do Vale do Côa e das comunidades raianas da vizinha comunidade da Comarca de Ciudad Rodrigo/ Vale do Rio Águeda, da província de Salamanca, comunidade autónoma de Castela e Leão, no Bizarril e em Almofala, tomando como ponto de partida o trabalho arqueológico realizado no Castelo de Monforte de Ribacôa, em que a RIBACVDANA tinhestado envolvida. À fronteira física que separa artificialmente as comunidades raianas pretendemos contrapor um diversificado campo relacional transfronteiriço, em que a cultura e o património cultural constituem elementos de aproximação. Este Encontro Transfronteiriço, juntou no território do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo durante três dias, 25, 26 e 27 de Setembro de 2020, em plena pandemia, pessoas e associações que, de algum modo, têm trabalhado sobre o tema da cultura raiana, provenientes das comunidades do Vale do Côa e do Vale do Águeda, do lado português, e da comarca de Ciudad Rodrigo, província de Salamanca, Comunidade Autónoma de Castela e Leão, do lado espanhol.
Encontro Transfronteiriço no Bizarril - Double-click para ver mais fotos do Encontro
O projecto “Fotografar a Lenda” integrou o Encontro. Um grupo de fotógrafos - Adelino Marques, Augusto Lemos, António J. Gonçalves, António Martins Teixeira, Conceição Magalhães, Filipe Carneiro, Jorge Pedra, Jorge Velhote, Renato Roque e Rui Campos - foi desafiado a vir ao Bizarril, uma pequena aldeia do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, para fotografar as suas lendas e contar histórias que quisesse contar com a fotografia.
Fotografar a Lenda da N. Senhora de Monforte - foto de Renato Roque
O Encontro integrou ainda a participação de um grupo de poetas portugueses e espanhóis. "Poesia a Copo" - poesia inédita dedicada ao vinho e ao ambiente de taverna, com os poetas portugueses: Alexandre Gonçalves, Ana Monteiro, António Godinho Gil, Elisabeth Morão, Fátima Vale, Jorge Velhote e Maria Afonso.
A ideia da colecção “Cadernos do Património” nasceu do sucesso deste primeiro Encontro Transfronteiriço, como uma forma de divulgar os resultados dos Encontros. A colecção pretende promover e dar a conhecer ao grande público o património cultural de assinalável valor histórico, arquitectónico, arqueológico e artístico dos Vales do Côa e Águeda e da Raia, numa perspectiva de divulgação, juntando fotografia e textos que contribuam para a valorização desse território de valor único.

Caderno do Património 1 - Bizarril - Monforte - Double-click para aceder ao caderno