top of page

                                                                                                                                                                        

 

ACTA DA ASSEMBLEIA GERAL DE 10 DE FEVEREIRO DE 2024

 

Ao décimo dia do mês de fevereiro de 2024, pelas 15h00, reuniu em Assembleia Geral Ordinária, na sua sede (Ninho de Empresas e Conhecimento – Av. Dos Heróis de Castelo Rodrigo 59,  6440 – 113 F. C. R.), a Assembleia  Geral da Ribacvdana (Associação de Fronteira Para o Desenvolvimento Comunitário) com a seguinte ordem de trabalhos:

 Ponto 1: Eleições dos Corpos Gerentes para o biénio 2024, 2025.

Ponto 2: Plano de Atividades para 2024.

Ponto 3): Outros Assuntos de Interesse Para a Associação.

Esta assembleia geral iniciou-se meia hora depois, visto não haver quorum à hora marcada. Estiveram presentes os seguintes sócios:

António Lopes, sócio número 15, Artur Gonçalves, sócio número 36, Carlos Vicente, sócio número 37, Jorge Velhote, sócio número 23 e Vítor Machado, sócio número 19. Além destas presenças, apoiaram as decisões aqui deliberadas (via online e telefónica) os sócios número 24 José Miguel Sanchez Benito, número 16, Manuel Ambrósio Sánchez Sánchez, número 25 Filomena Barata, número 38 Ana Pereira, número 39 Manuel G Henriques, número 42 Marco Ferraz e número 43 Marlene Lebreiro.

Antes da ordem de trabalhos, foi feita uma avaliação das actividades da Ribacvdana e posto em relevo o trabalho de investigação, valorização e divulgação cultural e patrimonial desenvolvido no território e junto das populações de ambos os lados da fronteira. Considerando a necessidade histórica de continuar a sua acção de apoio ao desenvolvimento das comunidades raianas, foi decidido dar cumprimento aos 3 pontos da agenda. Após um longo e responsável debate, deliberou-se constituir uma lista que foi eleita por unanimidade para o biénio 2024 – 2025, resultando a seguinte constituição dos órgãos directivos da Ribacvdana que a seguir se discrimina e vai igualmente em folha anexa:

Assembleia Geral: presidente, António Lopes, sócio nº 15; primeira secretária, Maria Odete Menino Comenda Lopes, sócia nº 26; segunda secretária, Maria Filomena dos Santos Barata, sócia nº 25; suplente, Artur Gonçalves, sócio nº 36.

Conselho Directivo: presidente, Carlos Alberto Guerra Vicente, sócio nº 37; Vice-Presidente, Manuel Ambrósio Sánchez Sánchez, sócio nº 16; Tesoureiro, Jorge Joaquim Marques Velhote, sócio nº 23; secretário, Vítor Sá Machado sócio nº 19; suplente, Manuel Guerra Henriques, sócio nº 39.

Conselho Fiscal: presidente, José Miguel Sánchez Benito, sócio nº 24, relator, Renato Roque Pinto da Silva, sócio nº 17; vogal, Marco Ferraz, sócio nº 42; suplente, Marlene Lebreiro, sócia nº 43.

A tomada de posse dos órgãos sociais agora eleitos terá lugar no dia 03 de março do corrente ano (sábado) pelas 14h e 30 minutos na sede da Ribacvdana.

Abrindo o segundo ponto da ordem de trabalhos (Plano de Atividades para o Ano de 2024), a vontade de se fazerem duas atividades por ano foi muito bem acolhida. No entanto, apenas se deliberou a execução o Encontro Transfronteiriço em setembro.

No terceiro ponto, o associado Jorge Velhote levantou a hipótese de se pensar na criação de um Corpo Científico que seria mais um motor de valorização e de dinamismo a integrar a Ribacvdana, e ainda propor à Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo que compre a casa pertencente ao sócio Renato Roque (porta 55), com a finalidade de fazer dela um “Centro Fotográfico denominado Renato Roque” e que atribua a este cidadão figueirense a Medalha de Honra do Município.

Ainda neste ponto, sublinhou-se como de capital importância a necessidade de reorganizar a Ribacvdana, começando, entre outros, pela actualização das fichas de sócios e pagamento de quotas, bem como a necessária angariação de novos membros. E como prova deste imperioso impulso de que a Ribacvdana carece, os sócios presentes pagaram as suas quotas relativas ao ano de 2024.

O sócio António Lopes, presidente cessante da direção da Ribacvdana, informou que o saldo da conta da Associação, na CGD, é de 400 euros.

E nada mais havendo a tratar deu-se por encerrada esta Assembleia Geral Ordinária pela 18 h e 25 minutos cuja ata será por mim assinada depois de lida e aprovada.

 

Artur Correia Gonçalves

10 /02/ 2024

F. C. R.

Convocatória da AG

bottom of page